Como Escolher o Modelo Adequado

Para escolher a roda ou rodízio adequado

 

Tanto para escolher o rodízio ou a roda adequada ou para melhorar o desempenho de sua movimentação na hora da troca vale conhecer os 03 fatores determinantes:

 

I. Diâmetro da Roda: Quanto maior da roda, menor será o esforço para movimentar o equipamento e maior a facilidade para superar obstáculos;

 

II. Banda de rodagem: Quanto mais rígida a roda rola mais facilmente exigindo menor esforço do operador e menor a proteção ao piso. E quanto mais macia mais protege a carga de trepidação excessiva e não danifica o piso. (Consulte a escala de dureza na página X)

 

III. Mancal de Rolamento:
Furo passante, buchas de nylon e de bronze: indicadas para cargas leves e baixa movimentação. Resistente a umidade e dispensa lubrificação;
Rolamentos de roletes e de esferas: indicadas para cargas médias e pesadas, proporcionam facilidade de deslocamento e uma movimentação silenciosa.

 

Roteiro para especificação


1. Cálculo de Capacidade de carga: utilize o cálculo abaixo (considerando um equipamento com 04 rodas) para procurar a carga do catalogo, que é a máxima suportada por modelo.

 

 

 

2. Forma de tração: Todos os rodízios estão dimensionados para tração manual, a velocidade de uma pessoa caminhando (4 km/h) . Para tração mecânica somente utilizar rodas com rolamento de esferas e rodízios da série construída, entre em contato conosco para dimensionamento da carga.
Uso em comboios, carrossel, rodas tracionadas ou para velocidades superiores a 20 km/h consulte nosso departamento técnico.

 

3. Variáveis e Analise de Particularidades: Verifique as particularidades de sua a aplicação na tabela da página X.
Tipos de variáveis que influenciam a escolha da roda: tipo de piso, (se claro e exige uma roda não manchante), o estado de conservação do piso (presença de obstáculos, degraus, desníveis ou buracos), presença de umidade, produtos químicos, altas ou baixas temperaturas, cavacos e virutas (exigem rodas de banda mais rígidas), a necessidade de redução de vibrações e ruídos e a intensidade de movimentação (normal ou intensa)

 

Necessidade de Acessórios Opcionais


Freio: uso quando é necessário manter o equipamento parado;

 

Calotas: impede o travamento da roda causado por fios soltos no ambiente

 

Trava direcional: facilita o deslocamento em grandes percursos na montagem com 04 rodízios giratórios.
Para mais detalhes consulte a página X com o resumo dos acessórios.

 

Tipos de montagens


Verifique algumas opções de montagens dos rodízios nos equipamentos.

 

Em áreas com restrição de espaço para manobras utilize somente rodízios giratórios. Para deslocamento em longos percursos adote trava direcional em dois rodízios.

 

 

 

 

Recomendações para fixação, uso, manutenção e estocagem


Fixação: a base do equipamento deve ser plana, horizontal e estar em completo contato com a placa do rodízio. Para distribuição da carga alinhe os rodízios e utilize parafusos, porcas e arruelas equivalentes ao diâmetro dos furos. Não recomendamos que os rodízios sejam soldados nos equipamentos.

 

Uso: Evite sempre:  soltar a carga de forma brusca e grandes impactos sobre os rodízios, especialmente quando a carga é manuseada com empilhadeiras; Sobrecarga; Movimentar o equipamento com os freios acionados; Choques e colisões; Distribuição irregular da carga sobre o equipamento, transitar sobre degraus e obstáculos; Deixar o carrinho parado longo período com a carga transportada; Acionar freio com o carro em movimento; Estacionar em rampas ou declives e limpas as rodas com produtos químicos agressivos.

 

Manutenção: Sugerimos inspecionar dispositivos de freio, rodízios, condutividade elétrica e lubrificação em um intervalo máximo de 3 meses (As peças são lubrificadas com graxa para temperatura de -20° C a + 120°C, consulte-nos para outras faixas de temperaturas) . Elementos de fixação e integridade das rodas e rodízios (desgaste, deformação, folgas, batimento, oxidação e corrosão) em intervalo máximo de 6 meses.

 

Estocagem: Em local arejado, sem umidade à temperatura ambiente e protegido contra poeira e raios solares. Evite armazenamento por longos períodos de tempo.